Stock Car

ford alfaromeo fiat fiatP jeep lancia abart abart multi
aprilia piaggio vespa vespa
Voltar
Vinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo SliderVinaora Nivo Slider

Ford Rating

Rating FORD

Novo 500 - Primeiro Modelo Totalmente Elétrico do Grupo FCA

Mais espaço, tecnologia mais avançada, novo estilo e autonomia até 320 km

 

“Está na hora de atuar para criar um futuro melhor.” O planeta Terra está a atravessar um período muito delicado, único na sua história. Todos fomos chamados a agir para criar um futuro melhor. A Fiat aceitou o desafio oferecendo a sua joia da coroa: o 500. Porque o 500 sempre acompanhou o ritmo dos tempos. Muda quando as exigências sociais mudam. 

Apresentado hoje em Milão, o Novo 500, o primeiro modelo da FCA totalmente elétrico. Vai fazer mudar as regras do jogo para as viaturas com zero emissões.

Para desenhar o futuro do 500, a Fiat partiu daquilo que fez do modelo aquilo que é. Isto foi aplicado também na primeira geração, que ofereceu mobilidade e liberdade nos anos Sessenta. O 500 representou uma mudança radical, tendo-se tornado uma marca muito apreciada. Uma viatura que sempre esteve na crista da onda e que se afirmou como um ícone desde o seu lançamento, há 63 anos.

Com a segunda geração, apresentada em 2007, o Fiat 500 introduziu nos veículos citadinos o conceito de beleza e encanto, tendo-se tornado o símbolo de moda e de estilo italianos que conquistou o mundo. Um modelo em constante evolução, que inspirou artistas e músicos nos últimos treze anos e que foi o pivô de mais de 30 séries especiais.

Agora, em 2020, com a chegada de uma nova era, chega também a altura de o Fiat 500 utilizar a sua popularidade para inspirar a mudança, tornando-se parte da solução.

Já que se espera que a mobilidade seja mais sustentável, mais conectada e mais autónoma, com regras cada vez mais rigorosas, então, e mais uma vez, o Fiat 500 está no pelotão da frente, com uma terceira geração que traz consigo design e prazer de condução. Não é apenas uma revolução, é a “reincarnação” de um espírito, daquele espírito capaz de inspirar renovação. De facto, regras e regulamentos não chegam para fazer uma verdadeira revolução, é preciso algo icónico e belo: o Novo Fiat 500.

Não se pode enveredar sozinho pelo caminho que leva à mudança. Precisamos de parceiros com uma visão igualmente positiva, queremos envolver-nos na melhoria da saúde da Terra, partilhando valores e objetivos. Leonardo DiCaprio abraça o projeto do Novo Fiat 500. A superestrela mundial, que há mais de vinte anos se envolve pessoalmente na proteção da Terra, ofereceu o seu aval para a visão do novo automóvel citadino elétrico. Na campanha de vídeo "All-In", convida todos a darem o seu contributo, tal como a Fiat fez com o 500.

Esta visão é partilhada por outros intervenientes – Giorgio Armani, Bvlgari e Kartell, três icónicas empresas do mundo do Made in Italy que, aliando-se à Fiat, deram vida a uma estratégia em que a sustentabilidade está estreitamente interligada com a excelência no know-how, na criatividade e na inovação. Foi assim que nasceram os Exemplares Únicos, três interpretações únicas e exclusivas do Novo Fiat 500. Para criar estes modelos com a Armani, a Bvlgari e a Kartell, tomámos como ponto de partida os valores do icónico 500, o mais célebre citadino da Fiat em todo o mundo, os mesmos que definem a terceira geração. Combinando-os com os valores destas empresas, obtivemos três exclusivas versões do Novo 500, caracterizadas pelo estilo, pela criatividade e pela qualidade artesanal.

Autênticas obras-primas do génio italiano, equiparadas a grandes peças de arte, os três Exemplares Únicos foram produzidos com a vontade e o compromisso de recorrer mais a materiais sustentáveis, naturais e reciclados.

Esta estratégia, tendente a melhorar o Planeta, inclui também um leilão solidário. Todos os proventos resultantes da venda destes três exemplares únicos – o 500 Giorgio Armani, o B.500 “MAI TROPPO” da Bvlgari e o 500 Kartell – reverterão a favor de uma das organizações de defesa do ambiente de Leonardo DiCaprio.

 

Tanta substância: os melhores níveis possíveis de autonomia, carregamento e condução

Ao projetar o Novo 500, os engenheiros começaram por uma folha de papel em branco, de modo a poderem debruçar-se sobre todos os aspetos com total atenção aos pormenores e escolher as melhores soluções.

A autonomia e o tempo de carregamento são dois elementos-chave para os clientes. As baterias de iões de lítio, com capacidade de 42 kWh, dão ao Novo 500 autonomia até 320 km no ciclo WLTP.

Para otimizar o tempo de carregamento, o Novo 500 é equipado com um sistema de carregamento de 85 kW para carregar a bateria com grande rapidez. Por exemplo, são precisos apenas 5 minutos para constituir uma reserva de energia suficiente para viajar 50 quilómetros, mais do que suficiente para a utilização diária média. O carregador rápido pode também carregar a bateria a 80% em apenas 35 minutos. A tomada Combo 2, localizada no painel traseiro direito da viatura, fornece energia ao carregador rápido tanto em corrente AC como DC.

Estão disponíveis soluções de carregamento doméstico. A edição de lançamento do novo 500 inclui o sistema de carregamento doméstico Easy Wallbox™, que pode ser ligado a uma normal tomada de casa. Foi desenvolvido pela ENGIE EPS exclusivamente para a FCA e será comercializado pela Mopar na Europa em simultâneo com o lançamento da viatura. É uma solução “plug-and-charge” acessível, que pode ser gerida facilmente através de Bluetooth, permitindo estabilizar o carregamento de energia ao pôr o 500 à carga em casa de imediato com uma potência até 3 kW, sem necessidade de intervenção de pessoal especializado. Além disso, a Easy WallboxTM está pronta para otimizar a potência até 7,4 kW, fornecendo carga total em casa em apenas cerca de 6 horas. O modelo é ainda fornecido com cabo de Modo 3 para carregamento na rede pública.

O Novo 500 dispõe de três modos de condução:Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados de forma a condizer com o estilo de condução.

Em concreto, o modo Sherpa otimiza os recursos disponíveis para assegurar a chegada ao destino. O modo de condução Sherpa atua sobre diversos componentes para reduzir o consumo de combustível ao mínimo, a fim de assegurar uma tranquila chegada ao destino definido no sistema de navegação ou à estação de carregamento mais próxima. Tal como um “Sherpa dos Himalaias”, encarregado de guiar toda a expedição até ao destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima, limitada a 80 km/h; resposta do acelerador, de forma a reduzir o consumo de energia; desativação do sistema de ar condicionado e do aquecimento dos bancos (o condutor tem a opção de ativá-los em qualquer altura).

O modo “Normal” aproxima-se o mais possível da condução de um veículo com motor de combustão interna, enquanto o modo “Range” ativa a função “one-pedal-drive”. Ao ativar este modo, é praticamente possível conduzir o Novo 500 utilizando apenas o pedal do acelerador. De facto, libertar o pedal origina maior desaceleração do que com um motor de combustão interna, quase como se se tivesse carregado no pedal do travão. Em todo o caso é necessário carregar no pedal do travão para imobilizar totalmente a viatura. No entanto, em utilização regular e com mais prática, pode eventualmente a aprender a conduzi-lo usando apenas o pedal do acelerador.

O motor debita 87 kW de potência, proporcionando uma velocidade máxima de 150 km/h (autolimitada) e uma aceleração de 0-100 km/h em 9,0 segundos e de 0-50 km/h em 3,1 segundos.

 

Condução Autónoma de Nível 2 e conectividade

O automóvel do futuro não é apenas um citadino elétrico, dá mais um passo em frente: passa literalmente para o nível seguinte, ao ser a primeira viatura do seu segmento a oferecer condução autónoma de nível 2, transferindo para a mobilidade urbana todos os benefícios inerentes.

Uma câmara dianteira com tecnologia de monitorização supervisiona todas as áreas da viatura, tanto em sentido longitudinal como lateral. O Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) trava ou acelera em função de tudo: veículos, ciclistas, peões. A Assistência à Manutenção no Centro da Faixa mantém o veículo no centro da faixa de rodagem quando as marcações da estrada estão corretamente identificadas.

A Assistência Inteligente de Velocidade lê os limites de velocidade e recomenda a sua aplicação, enquanto o sistema de Monitorização Urbana de Ângulos Mortos utiliza sensores de ultrassons para vigiar os ângulos mortos e alertar para a presença de obstáculos com uma luz de aviso triangular no retrovisor exterior. O Sensor de deteção de fadiga, por sua vez, exibe alertas no visor, recomendando uma paragem para descansar quando o condutor está fatigado. Por fim, os sensores a 360° oferecem uma visão tipo drone para evitar obstáculos ao estacionar ou ao executar manobras complexas.

A terceira geração do 500 é o primeiro modelo da FCA equipado com o novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5, a plataforma conectada projetada para o futuro. Com o objetivo de oferecer aos clientes uma experiência completamente nova, a FCA utiliza um sistema operativo Android Auto intuitivo e com excecionais possibilidades de personalização. É possível, por exemplo, usar menus interativos para configurar o modo como funções e apps são exibidas. Apple CarPlay já está disponível sem recurso a fios. O sistema está também preparado para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto.

Em resumo, o Novo 500 proporciona perfeita integração com o smartphone, oferecendo um ecrã tátil de alta definição de 10,25”, com formato horizontal de fábrica que se encaixa na perfeição no tabliê da viatura, adaptando-se às suas linhas.

O UConnect 5, combinado com o Módulo Telematic Box e com a função obrigatória de Chamadas de Emergência, fornece aos clientes uma série de inovadores serviços de conectividade:

  • My Assistant: sistema que liga o cliente a um assistente para solicitar ajuda em caso de avaria e obter apoio para resolver quaisquer problemas. O cliente recebe ainda, por e-mail, um relatório através do qual pode verificar o estado atual da viatura.
  • My Remote: a partir do smartphone, o cliente pode verificar o nível de carga da bateria e locais de carregamento; identificar a localização exata da viatura; bloquear e desbloquear as portas; ligar e desligar as luzes e programar o sistema de ar condicionado.
  • My Car: para avaliar as condições da viatura, com verificação imediata de vários parâmetros, desde a pressão dos pneus até ao plano de assistência.
  • My Navigation: através da app móvel, é possível enviar o destino para o sistema de navegação da viatura, identificar o percurso, verificar as condições do trânsito e do tempo ao longo do trajeto e identificar a presença de radares. Também se pode ver quais os pontos de carregamento situados nas proximidades, localizando graficamente no mapa os pontos existentes dentro do raio de autonomia da viatura com base no nível de carga da bateria no momento. Os mapas manter-se-ão atualizados através de ligação sem fios.
  • My Wi-Fi: um autêntico hotspot que liga simultaneamente até oito dispositivos eletrónicos à Internet, tal como em casa. My Wi-Fi também permite interagir com a viatura graças à tecnologia de assistente de voz da Amazon Alexa, líder no respetivo setor.
  • My Theft Assistance: os clientes são imediatamente notificados no caso de furto da sua viatura. Assim que o furto é confirmado pelas autoridades policiais, o sistema de assistência presta apoio na localização da viatura.

Em suma, o Novo 500 nasceu perfeitamente conectado: dialoga consigo tanto dentro como fora do veículo, permitindo-lhe definir antecipadamente o percurso de navegação e encontrá-lo já à temperatura desejada. Quando abrir a porta, o seu telemóvel ficará conectado em apenas 5 segundos. Já nem sequer vai precisar de utilizar o cabo de carregamento.

A versão de lançamento utiliza também o sistema de interface de Linguagem Natural, com reconhecimento de voz avançado, para que possa dialogar com o seu carro para controlar parâmetros, regular o controlo do ar condicionado e escolher as suas músicas favoritas.

 

Estilo e design

Em termos de estilo, o Novo 500 implementa a mobilidade futura de um modo totalmente italiano, juntando o grande legado das duas gerações precedentes. Porque nunca podemos esquecer o que o Novo 500 é: um citadino icónico que mantém proporções estilísticas e design depurado, um sinal dos nossos tempos. Clássico, atraente e enraizado em 63 anos de história. Durante a fase de design, o Centro de Estilo Fiat trabalhou com linhas sóbrias, utilizando uma linguagem consistente para definir o visual da terceira geração: fresco, avançado e compacto, mas mais sinuoso e elegante, elaborado em torno de uma abordagem mais ligada às proporções do chassi. Isto tornou-o atraente em termos espaciais, proporcionando uma perceção de maior estabilidade e de dimensões mais imponentes.

Outro requisito foi dar de imediato ao modelo um logótipo 500 específico, que pela primeira vez surge no centro no símbolo dianteiro, no lugar do logo Fiat. O atual logo 500 na traseira mantém a ligação ao passado, embora transformado especificamente para a versão elétrica: diferenciado e embelezado por um contorno Azul-claro, com um jogo de design e cor que transforma o zero final na letra “E”.  

O Novo 500 tem todos os elementos de estilo, mas mais tranquilos, mais depurados, mais frescos. A frente é vertical, como na versão de 1957, tornando o modelo menos fugidio, quase como se quisesse confrontar a estrada, tendo ainda sido acentuada a imagem dinâmica da lateral. A linha divisória da primeira geração separava o capô dos faróis circulares, enquanto, atualmente, essa separação foi redesenhada, dividindo os faróis elíticos modulares com umas “pestanas” no capô. Os faróis, de formato ligeiramente mais elítico mas ainda icónico, são tecnológicos e modernos, proporcionando um visual mais apelativo, enquanto os puxadores das portas, completamente à face da carroçaria, dispõem de compartimento para o desbloqueio elétrico. Um automóvel sorridente, que não perdeu a conotação de ‘despreocupação’ expressa pela frente empática, nem mesmo na terceira geração.

As suas linhas revelam o mesmo espírito criativo. A substância da nova plataforma deu ao 500 da terceira geração uma presença fantástica: mede mais 6 cm de largura e mais 6 cm de comprimento, a distância entre eixos aumentou 2 cm e as rodas são maiores e mais afastadas, conferindo ao modelo personalidade mais forte e maior conforto, apesar de o comprimento ficar abaixo de quatro metros.

O elegante interior do 500 elétrico é completamente novo, com claras referências a elementos da primeira geração. Qual designer de interiores, o Centro de Estilo decorou o interior distribuindo os volumes de modo eficiente, com o objetivo de alcançar simplicidade de formas, beleza de acabamentos e claridade visual. Isto está patente no amplo e esbelto tabliê e nas soluções de arrumação modular entre os bancos dianteiros, onde originalmente estava colocada a alavanca de velocidades, melhorando significativamente o conforto percebido. Há mais espaço para os ombros e para as pernas, enquanto o fundo plano consegue albergar as baterias de iões de lítio sem comprometer a capacidade da bagageira, que permanece inalterada. O resultado é um ambiente bem concebido e mais desanuviado, com menos botões e com linhas alegres e harmoniosas que têm tudo a ver com sustentabilidade. Tal como para o Fiat 500 Hybrid, incluindo a versão elétrica, alguns níveis de equipamento dispõem de bancos em que foi utilizado tecido “Seaqual”, derivado de plástico recolhido do fundo do mar, enquanto outras versões fazem amplo recurso a ecopele, em vez de pele genuína.

 

Edição de lançamento “la Prima” disponível para pré-encomenda

Um sonho tornado realidade: a edição de lançamento “la Prima”, série limitada projetada para o lançamento do Novo 500, dona do seu próprio estilo, de exclusividade, de tecnologia e de conectividade. 

A partir de hoje, e em Portugal a partir de 16 de março, pode ser encomendado através de um sistema de pré-reserva online em www.fiat.pt, seguindo um simples procedimento de apenas três cliques.

Estilo. É claramente um 500 e, como tal, só poderia personificar estilo e atenção a todos os pormenores. Além disso, é elétrico e, portanto, sustentável, e até a escolha das cores foi inspirada na natureza e nos elementos básicos. O “la Prima” está disponível em três cores:

  • Cinzento Mineral (metalizada), evocativo da terra,
  • Verde Ocean (nacarada), representando o mar,
  • Azul Celestial (tricamada), uma homenagem ao céu.

A versão de lançamento oferece ainda faróis dianteiros Full LED, estofos em ecopele, jantes com corte diamante de 17” e aplicações cromadas nos vidros e nos painéis laterais.

Exclusividade. Quem deseja o Novo 500 “la Prima” espera que todos os seus detalhes sejam exclusivos: Monograma Soft Top e placa numerada “1 of 500” ao lado do nome do país onde a viatura foi comprada, para as primeiras 500 unidades vendidas nos principais mercados.

Tecnologia. O “la Prima” é equipado com os mais avançados sistemas ADAS:

  • Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões e Assistente de Velocidade Inteligente
  • Controlo de Faixa de Rodagem;
  • Câmara de visão traseira de alta resolução com linhas-guia dinâmicas;
  • Cruise Control Adaptativo inteligente (iACC) e Assistência à Manutenção no Centro da Faixa;
  • Faróis automáticos e gestão de Luzes de Máximos/Médios;
  • Chamadas de Emergência;
  • Travão de estacionamento elétrico.

Obviamente, é equipado com Sistemas de Condução Autónoma de Nível 2, pela primeira vez num citadino.

Conectividade. O novo sistema de informação e entretenimento UConnect 5: Ecrã TFT de 7’’, Rádio com Ecrã Tátil de 10,25’’ NAV, ligação sem fios CarPlay / Android Auto, Módulo Telematic Box.

O cabrio “la Prima”, fornecido com equipamento completo, é o único descapotável de quatro lugares elétrico. Oferece de série os novos conteúdos, como carregador rápido de 85 kW e tabliê e bancos revestidos de ecopele. 

Para reservar a edição limitada “la Prima”, basta entrar no website www.fiat.pt e, com apenas três cliques e um depósito de 500 €, pode tornar-se parte da mobilidade do futuro. Os passos requeridos são realmente simples e rápidos: escolha a cor, registe-se e escolha um concessionário, efetuando então um depósito de 500 €, sempre reembolsável. Este único e exclusivo sistema utiliza o seu código postal para identificar incentivos ambientais, exibindo o preço final, bem como os benefícios nacionais e locais disponíveis na sua área. Os 500 € não representam um sinal, mas sim uma prova de interesse na compra de um exemplar da edição limitada “la Prima”, disponível em número restrito em cada país.

O preço do Novo 500 “la Prima” Cabrio, incluindo Easy WallboxTM, é de 37.900 € (não incluindo benefícios ambientais do país).

 

Fonte: www.media.fcaemea.com

banner

instit financeiras

Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba as nossas novidades, promoções, notícias..
  • solucoesfinanciamento
  • rentacar
  • oficiana
  • centrodistribui
  • seguros
  • centroabate