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Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid chegam no primeiro semestre de 2020

Novos Fiat 500 e Fiat Panda Hybrid chegam ainda no primeiro semestre de 2020

 

O Fiat 500 e o Fiat Panda, desde sempre líderes europeus no seu segmento, são os primeiros citadinos da FCA equipados com a nova tecnologia mild hybrid/gasolina.

O Fiat 500 e o Fiat Panda, incontestados líderes no seio dos citadinos, serão, na sua categoria, os primeiros modelos do Grupo FCA a adotar a nova tecnologia híbrida. Os novos 500 e Panda Hybrid, disponíveis a partir de março de 2020, vão, também eles, revolucionar a mobilidade urbana, tornando os híbridos acessíveis a todos e assumindo-se, de facto, como o novo ponto de referência no mercado europeu em termos de citadinos eletrificados.

 

Os novos 500 e Panda Hybrid oferecem todos os benefícios de uma motorização híbrida, acessível, eficiente, compacta e de peso reduzido. Em suma, além de coerente com a abordagem Fiat, é a melhor solução para uma viatura citadina. Nos últimos 120 anos, a Fiat sempre foi pioneira em termos de tecnologia e inovadora em termos de mobilidade, agora cada vez mais sustentável.

 

O ano de 2020 representa um novo marco na história da Fiat. Com o lançamento das novas versões híbridas do Fiat 500 e do Panda, a marca inicia a eletrificação dos seus modelos que prosseguirá com o arranque da produção em Turim do novo 500. Este modelo será 100% elétrico, pelo que desempenhará um papel fundamental na estratégia de e-Mobilidade da FCA. Em 2020 o grupo oferecerá uma ampla gama de produtos e serviços destinada a proporcionar aos clientes uma completa e sustentável experiência de mobilidade.

 

Além disso, pela primeira vez na história dos dois icónicos e complementares modelos Fiat, o 500 e o Panda estarão disponíveis numa única série especial: a exclusiva "Launch Edition", que estreará a nova motorização a gasolina mild hybrid que alia o recente motor de 3 cilindros de 1 litro e 70 cv (51 kW) da família FireFly a um motor elétrico BSG (Belt-integrated Starter Generator) de 12 volts e a uma bateria de lítio. Em comparação com o 1.2 Fire de 69 cv, a versão mild hybrid otimiza a eficiência energética, reduzindo as emissões de CO2, sem prejudicar as performances. Assegura ainda elevado conforto de utilização, graças ao sistema BSG, que proporciona reignições do motor de combustão interna silenciosas e sem vibrações em modalidade Stop&Start. Os Clientes beneficiam ainda de todas as vantagens de conduzir um híbrido (o modelo é conforme à norma Euro 6D Final, por exemplo), que incluem a redução de impostos.

 

A série especial dos dois modelos pode ser reconhecida pela inscrição "Hybrid" na traseira e pelo exclusivo logótipo "H", formado por duas gotas de orvalho. O orvalho - símbolo da luz da aurora e, logo, do início de uma nova era - serviu de inspiração à nova e exclusiva cor externa "Verde Gota de Orvalho" que veste ambas as viaturas como um fato por medida, em perfeita harmonia com os temas da natureza e da inovação.

 

No interior, o revestimento dos bancos é fiel à filosofia de sustentabilidade de todo o projeto: uma aliança perfeita com a tecnologia dos mild hybrid da FCA e com o espírito inovador dos emblemáticos Fiat Panda e Fiat 500. Os estofos dos bancos da Launch Edition são os primeiros no setor automóvel a serem parcialmente fabricados com FIO SEAQUAL®, cuja tecelagem dá origem a um material especial, certificado pela SEAQUAL INITIATIVE, derivado de plástico reciclado, 10% do qual proveniente do fundo do mar e 90% de origem terrestre. O FIO SEAQUAL® é produzido através da transformação de plástico recolhido do mar em flocos de tereftalato de polietileno. Estes flocos são depois utilizados para fabricar o fio a partir do qual os tecidos são feitos. Na fase de tecelagem, o poliéster marinho é misturado com outras fibras ecológicas, naturais, recicladas ou recuperadas. Este processo verde é completado com a aplicação de corantes e acabamentos ecológicos baseados na poupança de água e de energia. A Fiat colabora com a SEAQUAL INITIATIVE na limpeza dos oceanos, lutando contra os resíduos marinhos. Os dois novos modelos Fiat 500 e Panda Hybrid Launch Edition dirigem-se, assim, a clientes atentos tanto à estética como às questões ambientais, em termos de consumo e emissões.

 

O 500 e o Panda são dois ícones Fiat que se complementam, representando a mobilidade urbana na Europa, tendo vendido, no conjunto, cerca de 400 000 unidades ao longo do ano. Com a introdução da tecnologia mild hybrid, o 500 e o Panda vão dar um significativo contributo para a mobilidade urbana sustentável.

 

O 500 e o Panda Hybrid Launch Edition podem ser encomendados a partir de agora nos concessionários Fiat em toda a Europa, e em Portugal a partir de Março.

 

Como Funciona a Tecnologia mild hybrid da FCA

 

O novo motor a gasolina mild hybrid, construído com base no famoso motor FireFly, de que foram produzidos mais de 30 milhões de exemplares, utiliza um bloco de 1 litro de capacidade de 3 cilindros, com uma potência máxima de 70 cv (51 kW) a 6000 rpm e binário máximo de 92 Nm a 3500 rpm. A cabeça do motor dispõe de duas válvulas por cilindro e de uma árvore de cames com variador de fase contínuo (comando da distribuição por corrente). A estrutura inclui uma câmara de combustão compacta, condutas de admissão de elevada turbulência e válvula EGR (Exhaust Gas Recirculation) externa, proporcionando uma taxa de compressão particularmente elevada (12:1), que se traduz em melhor eficiência térmica. O bloco do motor, desenvolvido em colaboração com a Teksid, é construído em liga de alumínio fundida a alta pressão com camisas dos cilindros em ferro fundido para diminuir o tempo de aquecimento e reduzir o peso do motor a apenas 77 kg. Adicionalmente, o atrito é atenuado através de um mecanismo de manivela com relação de diâmetro/curso de 1,24 e dispositivo biela/manivela com deslocamento de 10 mm para maximizar a eficiência.

 

O sistema BSG está montado diretamente no motor e é ativado pela correia que também comanda os órgãos auxiliares. O sistema recupera energia nas fases de travagem e desaceleração, armazena-a numa bateria de lítio com capacidade de 11 Ah e utiliza-a, a uma potência máxima de 3600 W, para voltar a ligar o motor em modo Stop&Start e para prestar assistência nas fases de aceleração.

 

Esta tecnologia permite desligar o motor de combustão interna a velocidades inferiores a 30 km/h simplesmente mudando a alavanca de velocidades para ponto morto (o painel de instrumentos, que exibe informação sobre o sistema híbrido, aconselha o condutor sobre o momento mais adequado). Em modo de movimento por inércia, a bateria de lítio alimenta todas as funções.

 

A unidade de propulsão mild hybrid do Panda e do 500 Hybrid Launch Edition é acoplada a uma evoluída versão da transmissão manual de 6 velocidades C514 (caixa de velocidades transversal, tração dianteira) com conteúdos destinados a realçar a facilidade de manobra e melhorar a eficiência, incluindo rolamentos e guarnições de baixo atrito, líquido lubrificante específico de elevada eficiência e inédita relação da 6.ª velocidade que otimiza a poupança de combustível na condução extraurbana. Também o conforto foi levado em conta através da otimização do sistema de apoio da caixa de velocidades. Por fim, o novo sistema levou a baixar a posição do motor em 45 mm para melhorar o comportamento em estrada graças ao centro de gravidade mais baixo.

 

A nova família de propulsores FireFly foi desenvolvida pela FCA para oferecer motores a gasolina de pequenas dimensões, com consumos moderados e prestações no topo da categoria numa ampla gama de aplicações. A estrutura de base dos novos motores garante eficiência, modularidade e um considerável grau de padronização em termos de componentes e processos de fabrico, flexibilidade e potencial de desenvolvimento.

 

*Fonte: fiatpress.com.pt

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